A Arte na Reforma protestante
Os artistas do período, enfatizaram a beleza da natureza e do homem. Os lugares de culto, sua arquitetura e a apresentação dos espaços litúrgicos e o que tem impressionado na maior parte dos templos luteranos é a sua austeridade e simplicidade do ponto de vista de expressão artística.
Utilizaram o segundo mandamento da lei de Moisés, localizada em Êxodo 20.4-5:
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem. (Êxodo. 20.4-5)
A Reforma Luterana, sobretudo a dos seus sucessores, como Calvino, representa uma ruptura e combaterá a estética da imagem e a extensão do sacrilégio do culto aos santos. O iconoclasmo traduz-se nas: destruições das estátuas e dos quadros,“destruição de imagens,chamando a atenção para a pureza dos lugares de oração protestantes dos quais as imagens visuais – quadros, estátuas e santos – foram expulsos.
O expressionismo se torna um estilo adequado à cosmovisão protestante, embora seja um estilo apto para toda arte religiosa, pois exprime a “negatividade da condição humana”.
A Crise Religiosa X
Poder da Igreja Católica.
Martinho Lutero e
João Calvino tentaram mudar o comportamento dos representantes
da Igreja Católica. Os motivos
dessa insatisfação foi devido ao crescimento da burguesia e o
fortalecimento do poder dos reis, cujo interesse esbarravam-se nos interesses
da Igreja.
Ainda
durante o ápice da Igreja, John Wyclif, inglês e Jan Hus, Boêmio, atual
República Tcheca, combatiam certos abusos da Igreja e por isso foram chamados de hereges(quem
professa uma heresia; doutrina contrária ao que foi estabelecido pela Igreja.
Cristão católico que, nega ou põe em dúvida verdades da fé católica e sustenta
ideias, opiniões, doutrinas contrárias às admitidas (por um grupo).
-
Principais motivos que eles não
concordavam e debatiam:
1.
Venda de cargos
eclesiásticos (relativo ao clero) a pessoas que não tinha vocação religiosa;
2.
O luxo e riqueza
em que viviam os membros do alto clero;
3.
Despreparo
intelectual de muitos membros do Clero.
4.
Burguesia:
desejava aumentar seus lucros, porém isso era condenado pela Igreja, mesmo
sendo dona de vastas extensões de terra e incontáveis tesouros;
5.
Reis:
aumentavam seu poder político e econômico, porém esbarrava-se também no imenso poder exercido pela Igreja na população
e até mesmo em parte dos nobres.
Uma
pratica bastante comum na Idade Média era a venda de Indulgências (perdão dos
pecados), porém, durante o papado de Leão X, essa pratica tomou proporções
gigantescas para a sociedade da época. O dinheiro arrecadado era todo investido
na construção da Basílica de São Pedro (Obra do Renascentista).
Martinho
Lutero era um padre/monge da Saxônia (região da Alemanha atual) e não se
conformou com esse abuso praticado, criticou 95 pontos de abusos da Igreja e
colou essas críticas na Catedral de Wittenberg.
A
reforma teve início, pois Lutero não retirou suas críticas e oi considerado
herege pelo Papa além de ser excomungado.
Pontos principais da reforma
de LUTERO:
1. Justificação
pela fé: o homem não precisaria de boas obras para ser
salvo, somente a fé o levaria para o céu;
2. Sacerdócio
universal: a bíblia é a única fonte de fé, e o homem não
precisa de ninguém para interpretá-la, todos os crentes podem interpretá-la por
si mesmo;
3. Negação
da infalibilidade (livre de erros) da Igreja Católica:
a tradição da Igreja não trás a salvação;
4. Outros pontos importantes
da reforma eram: não aceitação dos
santos e santas, adoração de imagens, autoridade do papa, hierarquia da Igreja
e a manutenção de somente 2 sacramentos, o batismo e a eucaristia.
JOÃO CALVINO – Expansão da
Reforma
O
calvinismo tem como base a doutrina
de Lutero, porém existem algumas
diferenças essências entre as duas teorias:
Pontos principais para João
Calvino :
1. O homem já estava Predestinado, ou seja, o homem já
nascia com seu destino traçado
(predestinação) .
2. Para Calvino a fé não salvava, porém era um
indicativo da graça divina;
3. Outro
aspecto importante da doutrina calvinista era que o homem não podia se salvar, porém, existiam maneiras de ele tentar
identificar seu destino. Se o homem
tivesse prosperidade econômica significava que ele era virtuoso e tinha grandes
chances de obter a salvação.
Resumo: ARTE BARROCA - SÉC.XVII - XVIII
O
estilo Barroco, mostra a tentativa de conciliar forças antagônicas como:
- Bem x mal
- Deus x diabo
- Céu x terra
- Luz x trevas
- Pureza x pecado
- Alegria x tristeza
- Cristianismo x paganismo
- Espírito x matéria
- Emocional x racional
As
características principais do Barroco são:
1.
Busca de efeitos decorativos e visuais, com o
emocional sobressaindo sobre o racional, expressão
dos sentimentos.
2.
O entrelaçamento da arquitetura com a escultura
principalmente nas paredes e tetos das igrejas.
3.
Contrastes de luz e sombra - claro e escuro.
4.
Efeitos ilusionistas
da pintura nas paredes e tetos das igrejas, dando impressão de ver o céu no
teto.
5.
Realista, abrangendo todas
as camadas sociais.
6.
Maior intensidade dramática nas cenas.
Na
pintura buscavam a exatidão nos contornos, harmonia do
colorido e pinceladas que não mascavam a superfície. Entre as características
marcantes está o caráter ilustrativo marcado pelo formalismo.
A
pintura barroca holandesa, é uma pintura realista, foi o período mais alto da
natureza-morta na Holanda, onde os artistas atingiram um extraordinário
realismo concentrado nos retratos no interior das casas,
nas paisagens, nas naturezas mortas e nas cenas populares( característica
forte do barroco holandês).
Neutralidade
e um aspecto de "frieza" também são representados neste tipo de arte.
No
Barroco existiram várias artes como, por exemplo, na escultura, pintura,
arquitetura, literatura, teatro e na música, tanto vocal quanto instrumental.
A
escultura barroca muitas vezes tinha como objetivo
serem istrutivas e moralmente exemplares para os fiéis
As
esculturas eram bem realistas e
podiam ou não estar pintadas. Muitas vezes estavam retorcidas, quase nunca com
uma postura natural. Em algumas delas pode se ver o contraste entre o prazer
carnal e a religiosidade, como mostra a figura ao lado,''O êxtase de Santa
Tereza". Afirmava-se que pela arte, Deus se comunicava com os homens. Porém,
com o movimento protestante, isso foi negado e várias obras, destruídas.
Artistas
que mais se destacaram na:
PINTURA
·
Caravaggio (pintor
italiano)
·
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (pintor holandês)
·
Johannes Vermeer
(pintor holadês)
·
Frans Hals (pintor holandês)
·
Antoon Van Dick (pintor belga)
·
Pieter Paul Rubens (pintor alemão)
·
Diego Velázques ( pintor espanhol)
ESCULTURA
/ ARQUITETURA
·
François Girardon (escultor francês)
·
Gian Lorenzo Bernini (escultor e pintor
italiano)
·
Aleijadinho -Antônio
Francisco Lisboa (escultor brasileiro)
·
Francesco Borromini (arquiteto italiano)
·
Pietro de Cortona (arquiteto italiano)
Origens e Características do Barroco
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha.
O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até oséculo XVIII.
Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa.
A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo(Deus no centro) da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo(homem no centro) do Renascimento. Reforma protestante: Em 31 de Outubro de 1517 Lutero publicou em Wittenberg as suas Noventa e cinco teses contra as indulgências, dentre estas 95 teses um ou dois argumentos eram contra a crença de que se faria o perdão dos pecados mediante o pagamento de determinada quantia, defendendo que só Deus pode perdoar o homem.
Em 1519 este monge católico foi acusado de heresias que tinha publicado, foi alertado pelas autoridades Vaticanas que o ameaçaram e o mandaram retratar-se perante o príncipe, e em ato de rebeldia, negou-se, sendo então excomungado.
Todas as igrejas que estavam insatisfeitas com a liturgia e a tradição católica-romana no Ocidente passaram a ser designadas de igrejas protestantes, pois os príncipes alemães protestaram para que o ImperadorCarlos V permitisse que eles professassem sua fé.
2. Contra-Reforma: também denominada Reforma Católica é o nome dado ao movimento criado no seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante...
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